sábado, 6 de abril de 2013

Benefícios dos óleos vegetais


Beneficios do óleo de palma e palmiste para a pele e o cabelo:
Rico em antioxidantes, como vitamina A e E que são neutralizantes de radicais livres. Os radicais livres são moléculas ímpares no corpo que causam destruição de suas células sadias promovendo seu envelhecimento precoce, resultando em cabelo e pele mais saudável
recomendado por causa de sua alta concentração de vitamina e para proteger as células e melhorar a saúde da pele em geral. Contem ainda vitaminas D e K, que não estão presentes em outros óleos. O teor de nutrientes ricos encontrados no óleo de Palma torna-o ideal para o seu cabelo e pele.
O teor de água encontrado no óleo de Palma é muito benéfico para a pele e cabelo. Este óleo contém lipídios e gorduras saturadas que alimentam o eixo do cabelo, eliminando a secura. Óleo de Palma também pode ser um ótimo hidratante para sua pele por ser um substituto natural para um hidratante com base química. O óleo é leve e não vai entupir seus poros, além de ser antibacteriano natural e combater as bactérias da acne.

Benefícios do óleo de mamona para a pele e o cabelo:
Os componentes do óleo de rícino ou mamona tem propriedades desinfectantes que são altamente benéficos para o tratamento de várias doenças de pele causadas por infecções bacterianas ou fúngicas. Ele inclui úlceras de pele, micose, Prurido cutâneo, erupções cutâneas, verrugas e assim por diante. Tem um bom efeito hidratante na pele seca isto amacia a pele e evita rachaduras futuras. O óleo de mamona pode ser usado para se livrar de rugas ao redor dos olhos. Ela promove a produção de colágeno e elastina e, portanto, contribui para tornar a pele lisa e macia.

Benefícios do azeite de oliva para a pele e o cabelo:
Seu poder de hidratação está no ácido oleico que forma uma espécie de filme sobre a epiderme, reduzindo a perda de água, sem dar sensação de oleosidade. Como é rico em substâncias antioxidantes, como vitamina E, o azeite de oliva, além de nutrir a pele ressecada, ajuda a minimizar a ação dos radicais livres, moléculas responsáveis pelo envelhecimento precoce.
É por essas e outras razões que empresas de cosméticos atualmente estão usando o azeite de oliva em hidratante, creme, xampu, óleo para massagem e sabonete. O primeiro sabonete do mundo foi inventado pelas mulheres egípcias: elas descobriram os efeitos benéficos do azeite de oliva para a pele e passaram a utilizá-lo como emoliente. Os gregos o utilizavam para massagens, confiando em seu poder para aumentar virilidade. Ao longo do tempo, foi comprovado que o ingrediente é fonte natural de beleza para pele, unhas e cabelos. Isso porque o azeite possui além da vitamina E, as vitaminas A, D e K. A azeitona também tem sido usada para substituir a aspirina, pois tem o mesmo elemento básico, o ácido acetilsalicílico, que possui efeito analgésico. Mas são as aplicações na área da estética que fazem do azeite um grande aliado de beleza, funcionando como antirrugas, hidratante e suavizante para peles secas. Tem propriedades purificadoras, calmante, melhora a elasticidade da pele, dá brilho aos cabelos e é perfeito para banhos relaxantes e massagens.




Óleo de Argan - As características desse óleo vegetal trazem inúmeros benefícios para a saúde e para a cosmética, especialmente para os cabelos.
DESVENDANDO O ÓLEO DE ARGAN

árvore Argan - imagem google


O óleo de Argan é obtido através da pressão das amêndoas extraídas dos frutos secos da Argan ( Argan Spinoza), uma árvore encontrada apenas em um território declarado como patrimônio florestal da humanidade no sul do Marrocos.

detalhe semente Argan - imagem google

É um óleo rico em ácidos graxos essenciais (80%), sendo 46% ácido oleico e 34% ácido linoleico; vitamina A,  vitamina F (ômega 6) e ômega 9, que evitam o ressecamento e perda de elasticidade da pele,estimulando a formação de colágeno e prevenindo a formação de rugas, atuando como um excelente agente anti-age.




detalhe árvore Argan - imagem google
Além destas propriedades, o óleo de Argan tem em sua composição altos níveis de vitamina E, que além de ser um antioxidante natural na neutralização de radicais livres, possui propriedades hidratantes, proteção UV, além de  auxiliar  na micro-circulação cutânea. 


 As propriedades anti-inflamatórias são encontradas no óleo de Argan principalmente através dos álcoois triterpênicos, incluindo o Lupeol (71%) , semelhante a raiz de Marapuama ( Ptychopetalum olacoides Benth ). Os triterpênicos possuem propriedades medicinais de alta atividade bactericida, fungicida, antiviral, analgésica entre outras.

Nenhum comentário: